O que é desinfecção de ambientes? Descubra tudo agora mesmo!

Todos os dias somos expostos a milhões de diferentes vírus, bactérias e ácaros. Percebe que nosso bem-estar e saúde estão em risco a todo momento?

Mas calma, não precisa de desespero, nem desenvolver uma mania de limpeza ou TOC. Continue lendo para saber mais sobre a solução para as ameaças invisíveis, vamos explicar tudo sobre limpeza, esterilização e Desinfecção de Ambientes.

O que é Desinfecção de Ambientes?

Desinfecção refere-se à destruição de microrganismos na forma vegetativa, principalmente patogênicos (capazes de transmitir doenças infecciosas), presentes em um ambiente ou objeto.

A eliminação desses seres pode ser feita através de processos físicos ou através da desinfecção química.

O procedimento de Desinfecção de Ambientes cumpre o papel de tornar locais de trabalho ou residências livres de agentes que transmitem doenças. Mas para realizar este processo de sanitização de ambientes, é necessário seguir métodos e produtos químicos especiais, capazes de destruir bactérias, fungos e vírus.

Por que desinfetar?

Já parou para pensar quantas pessoas doentes passam, por dia, em cada hospital? Agora imagine a quantidade de vírus e bactérias que esses ambientes acumulam diariamente…é melhor nem imaginar, não é mesmo?

Porém, isso explica o porquê esses ambientes de alta contaminação passam pela desinfecção hospitalar, além da limpeza e até esterilização em certos locais. Vamos explicar a diferença entre esses processos mais para a frente, é só continuar lendo

O que você precisa entender agora é que a desinfecção é importantíssima no controle de doenças. Por isso, ela deve ser realizada periodicamente, não só em hospitais, mas também em empresas, domicílios e qualquer local com grande circulação de pessoas.

Afinal, ao encontrarmos outras pessoas e, a cada ambiente que passamos, entramos em contato com novas bactérias e vírus. E eles são levados diretamente para a nossa casa ou trabalho, infectando outras formas. É por isso que a desinfecção é importante para combater transmissão de doenças e controlar pandemias.

Limpeza x Desinfecção

Se você tem dúvida sobre a diferença entre limpeza e desinfecção, vamos explicar as particularidades de cada processo!

Se você precisa realizar a desinfecção de um objeto, saiba que fazer a limpeza é a primeira etapa necessária! Isso mesmo, a simples tarefa de esfregar com detergentes e enxaguar com água remove um número substancial de microrganismos.

A limpeza remove matéria orgânica, sais e a sujeira mais superficial, apenas reduzindo a carga microbiana.

Entretanto, apenas a higienização não consegue eliminar todos os agentes infecciosos. É aí que entra a sanitização de ambientes! De forma mais efetiva que a limpeza, a desinfecção elimina todo tipo de microrganismo, até mesmo os mais resistentes.

Desinfecção x esterilização

Agora, qual a diferença entre desinfecção e esterilização?

Como você já sabe, a desinfecção  é capaz de destruir bactérias, fungos e vírus, eliminando 99,99% microrganismos patogênicos.

Entretanto, esse processo só não destrói os esporos bacterianos, como a esterilização é capaz.

A intenção da esterilização é que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000, podendo considerar aquele objeto estéril, resultado necessário em equipamentos médicos, por exemplo.

Tipos de Desinfecção

Existem três níveis de desinfecção: alto, intermediário e baixo. ANVISA conceitua desinfecção de alto nível como: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.

Já a desinfecção de nível intermediário é o processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.

desinfecção de baixo nível é indicada apenas para itens não-críticos e superfícies, pois não há ação sobre esporos,  nem sobre certos tipos de vírus e fungos. Ela elimina a maioria das bactérias vegetativas, mas não todos os microrganismos.

Desinfecção segura e eficiente

Para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas com que você convive, é preciso protegê-las até mesmo das ameaças que não podemos enxergar: os microrganismos!

Só a Desinfecção de Ambientes é capaz de eliminá-los e prevenir que as pessoas próximas a você adoeçam.

A desinfecção pode ser feita em ambientes abertos e fechados, como residências, escritórios, hospitais, comércios em geral, academias, elevadores, veículos, etc. Você só precisa contar com a ajuda de profissionais!

Desinfecção de Ambientes da Sofel combate bactérias, vírus, ácaros, fungos, mofo, odores, entre outros tipos de microrganismos patogênicos. O ambiente ou material desinfetado permanece seguro por 72h após a realização do procedimento!

Nosso serviço foi especialmente desenvolvido pensando nas dificuldades encontradas na área hospitalar e em outros ambientes infectados.